O segmento de picapes no Brasil nunca mais foi o mesmo após outubro de 2024, mês do lançamento oficial da BYD Shark, a primeira picape híbrida plug-in do Brasil. 

Este veículo não é apenas um novo modelo ele introduz um nível de tecnologia, potência e eficiência energética inédito para o consumidor que busca robustez sem abrir mão da sustentabilidade. A BYD Shark quebrou o conservadorismo do mercado, oferecendo uma combinação de força bruta e inteligência elétrica.

Em 2025, a BYD Shark já se consolidou como uma forte concorrente, rivalizando com as picapes mais potentes do mercado, como Toyota Hilux e Ford Ranger, mas com o diferencial do sistema DM-i Super Híbrido da BYD. 

A Saga BYD orgulha-se de representar esta inovação que une o melhor do motor a combustão com a força instantânea da propulsão elétrica.


A arquitetura DM-i e a potência bruta da picape híbrida

O coração da BYD Shark é o revolucionário sistema DM-i (Dual Mode Intelligence), que, neste caso, utiliza uma arquitetura híbrida longitudinal (EHS) desenvolvida especificamente para veículos robustos. 

Essa picape híbrida é construída com um trem de força que combina um motor a combustão 1.5L turbo com dois motores elétricos de alta performance. Esse conjunto é o primeiro sistema híbrido elétrico longitudinal (EHS) do mundo.

A performance resultante é algo que destoa completamente das picapes tradicionais do mercado:

  • Motorização tripla: o sistema é composto por um motor a combustão 1.5L turbo de 183 cv, um motor elétrico dianteiro de 231 cv, e um motor elétrico traseiro de 204 cv.

  • Potência máxima combinada: a byd shark entrega uma potência combinada de 437 CV.

  • Torque máximo combinado: o torque chega a impressionantes 65 kgfm, com a entrega instantânea que só os motores elétricos podem oferecer.

  • Aceleração: o 0 a 100 km/h é cumprido em apenas 5,7 segundos, um tempo que a coloca como uma das mais rápidas do segmento, superando até mesmo muitos SUVs esportivos.

Essa força é distribuída por um sistema de tração integral inteligente, garantindo estabilidade excepcional em qualquer condição. 

Além disso, a picape conta com modos de condução específicos para diferentes tipos de terreno (Areia, Lama e Neve), proporcionando a combinação ideal para as mais variadas necessidades.


Eficiência e autonomia: rodando 100% no modo elétrico

A grande vantagem de ser a primeira picape híbrida plug-in do Brasil é a capacidade de rodar longas distâncias utilizando apenas a energia da bateria Blade. A BYD Shark é equipada com uma Bateria Blade (LFP) de 29,6 kWh, aclamada por sua segurança, resistência e durabilidade.

A autonomia elétrica impressiona e é um diferencial inédito na categoria:

  • A caminhonete híbrida pode rodar até 100 km no modo 100% elétrico (ciclo NEDC).

  • No ciclo mais conservador do Inmetro (PBEV), a autonomia é de 57 km.

Essa autonomia permite que o uso diário, como o trajeto casa-trabalho ou deslocamentos urbanos, seja feito com custo baixíssimo, zero consumo de gasolina e zero emissão de poluentes. 

Para recarregar, o processo é versátil, suportando tanto corrente alternada (AC, até 6,6 kW) quanto corrente contínua (DC, até 55 kW).

Adicionalmente, a BYD Shark possui a função de descarga do veículo (V2L - Vehicle-to-Load), permitindo que a picape funcione como uma fonte de energia móvel, fornecendo eletricidade para equipamentos externos, como ferramentas ou acampamentos, através de suas tomadas internas e externas (110V/220V).

Tecnologia e design: a cabine inteligente e o luxo funcional


A cabine da BYD Shark foi projetada para ser um centro de comando inteligente e confortável. O design interno, criado pela diretora de design de interiores da BYD, Michele Jauch Paganetti, combina a funcionalidade prática dos esportes ao ar livre com a modernidade que a BYD se tornou conhecida.

Os principais destaques de tecnologia e segurança incluem:

  • Tela Giratória: uma central multimídia de 12,8 polegadas com tela giratória, que pode ser ajustada para visualização vertical (ideal para navegação) ou horizontal (ideal para entretenimento).

  • Cabine Inteligente: o painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e a integração com o sistema de cabine inteligente ICS 4.0 tornam a experiência intuitiva. A picape também oferece chave presencial e acesso sem chave via cartão NFC.

  • Acabamento premium: a picape vem com bancos de couro com ajustes elétricos e, na versão de topo, pode incluir aquecimento dos bancos do motorista, garantindo conforto em todas as condições climáticas.

  • Conforto aprimorado: a suspensão, com braço duplo independente nas quatro rodas, melhora a capacidade de carga e a experiência de condução, permitindo maior conforto a todos os passageiros, além de um sistema acústico denso para reduzir o ruído do trem de força.

Segurança e assistência avançada

A segurança é prioridade na BYD Shark. O veículo foi construído com a bateria Blade integrada à estrutura da carroceria (Cell to Body), reforçando a segurança estrutural.

O extenso pacote de assistência à condução (ADAS) inclui:

  • Visão 360 graus: câmeras para visão de 360 graus e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

  • Assistência em estrada: alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado traseiro, e alerta e assistência de mudança e permanência em faixa.

  • Tecnologia de condução: controle automático de descida, monitoramento de pressão dos pneus e assistente de partida em rampa.

Versão GS e preços no mercado 2025

A BYD Shark chegou ao mercado em uma versão de alto padrão (frequentemente citada como GS), com um pacote de equipamentos de série extremamente completo.

O preço foi definido em uma faixa de R$ 370 mil, que a posiciona no topo do segmento de picapes médias, refletindo sua tecnologia e potência híbrida inéditas.

O desempenho impressionante, a tecnologia de ponta e o conjunto híbrido revolucionário justificam o valor, tornando a BYD Shark um produto único e altamente competitivo.

A BYD Shark é a prova de que potência, tecnologia e sustentabilidade podem, sim, caminhar juntas. A Saga BYD está à disposição para apresentar de perto a primeira caminhonete híbrida plug-in do Brasil e mostrar como ela está redefinindo o segmento de picapes em 2025.

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